Resumo
Praticamente todas as pessoas conhecem alguém que apresenta algum problema na glândula tireoide. Neste artigo irei explicar as 3 principais e mais comuns doenças que podem acometer a tireoide.
Mas antes saiba que é muito importante você cuidar da sua saúde e o melhor método para saber se sua tireoide está funcionando normalmente e sem nenhuma doença, é através de avaliação médica.
Eu sou o Dr Danilo Flávio, médico capacitado em Endocrinologia, Nutrologia e Medicina Esportiva e trato doenças também relacionadas a tireoide.
O que é tireoide?
A tireoide é uma glândula em nosso corpo, localizada na região anterior do pescoço. É uma glândula pequena e na maioria das vezes as pessoas não conseguem realizar sua visualização e também sua palpação.
Qual a função da tireoide em nosso corpo?
- Produz hormônios chamados T4 e T3 que irão influenciar em diversos órgãos de nosso corpo;
- Contribui para regulação do sistema nervoso central, do coração, dos músculos e ossos;
- Ajuda na regulação das funções do figado e dos rins;
- Ajuda no crescimento e desenvolvimentos de crianças;
- Regula a função menstruação, fertilidade;
- Ajuda controlar o peso corporal;
- Influencia na memoria, raciocínio, concentração e humor.
Afinal, quais as principais doenças da tireoide?
- Hipotireoidismo
- Hipertireoidismo
- Nódulos tireoidianos
Hipotireoidismo
A doença chamada hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide funciona de uma forma mais lenta do que o habitual. Isto vai provocar uma menor produção de hormônios tireoidianos. Com isso, poderemos ter prejuízos no funcionamento normal de diversos órgãos do nosso corpo. Um grande exemplo é o metabolismo que passa a gastar menos energia e pode provocar aumento de peso. Além disso, outras alterações podem ocorrer, tais como:
- Cansaço, fraqueza, sonolência, falta de energia;
- Unhas frágeis e queda de cabelo;
- Edema (inchaços no corpo), palidez na pele;
- Intolerância ao frio;
- Batimentos cardíacos mais lentos;
- Alterações na menstruação em mulheres;
- Diminuição da libido (desejo sexual);
- Alteração na memória, concentração e problemas como depressão;
- Alteração no ritmo intestinal (constipação);
- Alterações no sono como apneia do sono.
Hipertireoidismo
Já no caso da doença Hipertireoidismo ocorre uma produção exagerada de hormônios da tireoide. Estes hormônios “aceleram” os demais diversos órgãos do corpo. A pessoa com hipertireoidismo pode apresentar diversos sintomas, tais como:
- Aumento do metabolismo podendo gerar perda de peso de músculos;
- Aceleração do coração, arritmias e aumento da pressão arterial;
- Intolerância ao calor e suor excessivo;
- Tremores nos braços e pernas;
- Fraqueza nos músculos;
- Ansiedade e irritação;
- Alteração na menstruação;
- Alteração nos olhos (oftalmopatia de Graves).
Nódulos Tireoidianos
Os nódulos são espécies de caroços que surgem na glândula tireoide. Eles podem as vezes serem vistos pela própria pessoa ou por amigos e familiares, mas também podem ser percebidos através da palpação da tireoide. Outra forma de ser encontrado é através de exame de ultrassom da tireoide. A grande maioria dos nódulos não são malignos, ou seja, não são cânceres. Mas é fundamental a avaliação médica para determinar se o nódulo apresenta risco ou não e se ele deverá ser investigado de forma mais profunda.
Como investigar a tireoide?
A principal forma de avaliar a tireoide é através de uma consulta médica com médico capacitado. O mesmo irá através da anamnese e do exame físico avaliar a necessidade de realização de exame laboratoriais e de imagem para melhor avaliação das doenças da tireoide. Os principais exames laboratoriais são os exames de sangue TSH, T4 livre para os casos de hipotireoidismo, TSH, T4 livre e T3 total para a investigação de hipertireoidismo e Ultrassonografia de tireoide para os casos de suspeita de nódulos na tireoide e PAAF (punçao aspirativa por agulha fina) para os casos de nódulos suspeitos de malignidade. Outros exames poderão ser solicitados se necessário.

Eu sou o Dr Danilo Flávio, médico capacitado em Endocrinologia, Nutrologia e Medicina Esportiva e posso te ajudar a cuidar melhor de sua tireoide.
Dr. Danilo Flávio – CRM/GO 2968 – RQE 11683
Leia também:
5 dicas de emagrecimento no supermercado
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia
Uma resposta